terça-feira, 18 de outubro de 2011

Assembleia deliberativa – Contrapropostas ao Governo

Hoje, dia 31 de agosto foi realizada uma reunião deliberativa para analisar as propostas apresentadas pelo Governo a Ocupação e nessa reunião também foram feitas contrapropostas que serão apresentadas ao Reitor, Júlio Prates.

Muitas propostas apresentadas em Curitiba foram aceitas e as contrapropostas feitas nessa Assembleia focou em prazos que não foram estipulados na reunião de terça(30).

As contrapropostas foram:


Construção de novos blocos e finalização dos blocos já iniciados com qualidade adequada: Contra-proposta: Garantir o término de três blocos até o fim do ano de 2011. Iniciar licitação da segunda fase da Casa do Estudante em março de 2012.
Abertura de concursos para professores efetivos, vigilantes e técnicos administrativos: Contra-proposta: Preenchimento de 75% do total das vagas necessárias para suprir a demanda de professores efetivos na Universidade, conforme necessidade de cada Departamento e curso. Preenchimento de todas as vagas ociosas relativas ao corpo docente (decorrente de falecimento, aposentadoria ou exoneração) da Universidade. Nomeação imediata de todos os docentes que já passaram pelo processo seletivo e aguardam convocação. Contratação de trinta (30) funcionários. Garantia: compromisso da SETI com estas contratações.
Transformação das bolsas trabalho em bolsas de pesquisa, ensino e extensão: Contra-proposta: Transformar 100 (cem) bolsas-trabalho em bolsas-pesquisa até junho de 2012. A partir do ano que vem, organizar toda a seleção dos bolsistas através de um processo de seleção que leve em consideração a condição sócio-econômica dos mesmos.
Redução do preço praticado pelas copiadoras dentro do campus sede e dos campi regionais para r$ 0,07 a folha copiada: Contra-proposta: Que o reitor garanta, através de ato executivo, o preço de R$0,07 por cópia ou marque uma reunião do CAD que se comprometa a defender esta reivindicação.
Garantia de participação e transporte em saídas de campo, congressos e visitas técnicas: Contra-proposta: Manter a liberação do ônibus até o fim deste ano e que até o final de 2012 sejam lotados os ônibus nas extensões.
Manutenção e aumento do número de bebedouros e lixeiras: Contra-proposta: Se comprometer com o prazo estabelecido até o fim deste ano (2011).
Garantia de equipamentos e infraestrutura segundo a necessidade de cada curso, mobiliário adequado em todos os blocos para assegurar a qualidade dos cursos e e a saúde dos estudantes e professores: Contra-proposta: Que o programa da SETI contemple representação estudantil. Propomos que o número de representantes discentes por Universidade seja de 2 (dois). Garantia da SETI.
Construção da concha acústica e outros espaços de vivência para a comunidade acadêmica, no campus sede e nos campi regionais: Contra-proposta: Que a reitoria se comprometa com um prazo para o início da licitação da obra. Sugerimos que seja até maio de 2012.
Fim de todas as taxas, inclusive pós-graduação latu sensu: Contra-proposta: Que a reitoria demonstre uma proposta de isentar os alunos que provem que não podem pagar de todas as taxas da Instituição. Que seja feita uma proposta ao CAD para a progressiva extinção das taxas.
Aquisição de mais livros para as bibliotecas de acordo com a necessidade dos cursos no campus sede e nos campi regionais: Contra-proposta: Que a reivindicação seja atendida até o início do ano letivo de 2012.
Mais verbas para a licitação e construção da segunda e terceira etapas da casa do estudante universitário: Já informado anteriormente
Contratação de seis funcionários para o restaurante univesitário e a opção de alimentação vegetariana todos os dias: Contra-proposta: Garantia de um complemento alimentar vegetariano para todos os alunos, todos os dias da semana.
Bolsa de auxilio inclusão para todos os estudantes que necessitem de subsídio de acordo com sua renda, assegurando todas as refeições no restaurante universitário, bem como o subsídio de quinhentas cópias e duzentas e cinquenta impressões mensais: Contra-proposta: Criação imediata de 15 (quinze) vagas deste auxílio aos estudantes que atualmente trabalham no Restaurante Universitário. Ampliação de 50 (cinqüenta) vagas a partir do início do ano de 2012. Criação de 15 (quinze) vagas para os campi regionais, assim que entre em vigor o programa de alimentação subsidiada.
Construção do ru-2 e ru nos campi regionais: Contra-proposta: Licitação para a obra de ampliação do Restaurante Universitário até o início de 2012. Realização imediata da licitação nas extensões e conclusão das obras de construção do R.U. nas extensões até o fim de 2013. Imediato início da elaboração do projeto do R.U. II, com previsão de conclusão das obras até o fim de 2013.
Reversão do corte de verbas! 10% do pib pra educação de forma imediata e vis ampliação da tributação sobre as grandes fortunas, por um plano estudantil de assistência estudantil com rubrica específica de 400 milhões de reais: Contra-proposta: Compromisso da SETI com o prazo de novembro de 2011 para o envio da verba cortada do orçamento da Universidade. Encaminhamento de um ofício da SETI para o MEC até o final de setembro exigindo 10% da destinação do PIB para a educação pública imediatamente, com cópia de recebimento ao DCE-UEM.
Bolsas para todos do mestrado e doutorado: Contra-proposta: não há.
Aumento do valor das bolsas: Contra-proposta: Apresentar uma proposta de aumento no valor das bolsas na discussão do orçamento do ano que vem, visando equiparar o valor-hora de todas as bolsas tendo por base as bolsas de pesquisa do CNPq.
Instalação adequada e recursos para os pós-graduandos desenvolver a pesquisa: Contra-proposta: não tem.
Cotas de xerox e impressão para a pós-graduação: Contra-proposta: Se comprometer com a defesa de um parecer favorável frente ao CAD.
Critérios claros na seleção e na distribuição de bolsas na pós-graduação: Contra-proposta: Instituição de uma proposta de cotas sociais para a distribuição de bolsas de mestrado.
Casa do estudante também para o pós-graduando: Contra-proposta: não há.
Centro de tradução de línguas estrangeiras: Contra-proposta: Contratação de estagiários do curso de Letras para lecionar no Instituto. Isenção de taxas e mensalidades para a comunidade acadêmica.
Garantia de não criminização da ocupação! contra a presença da polícia no campus!: Contra-proposta: Garantir a não abertura de processos internos ou externos contra qualquer membro da comunidade acadêmica que participou da ocupação da reitoria. Como estudantes, somos responsáveis pelo acompanhamento de todas estas questões, por isso temos de ter moralidade, ética, eficiência, legalidade, transparência e garantia de não criminalização desta luta legítima pela educação pública, luta que é de toda a sociedade.

As contrapropostas foram aceitas pelo Reitor Júlio Prates e a desocupação ocorrerá na sexta(2) às 8h e haverá um ato em comemoração a vitória às 9h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador site


Contador gratis